terça-feira, 8 de maio de 2012

                                                            Introdução
Sabe que nos dias atuais cerca de 54% de jovens são usuários de drogas. E na noticia dia que menos de 1% de adolescentes procuraram ajuda para largar o vício.
O objetivo foi observar o comportamento dos menores de ruas sobre o uso de drogas, com a preocupação de identificar as formas de aquisição de drogas permitidas e ilegais e também observar as tentativas de mudança e expectativas de vida.
 Maconha faz mal?
 Uma pergunta que vem sendo feita faz tempo. Depois de mais de um século de pesquisas, a resposta mais honesta é: faz, mas muito pouco e só para casos extremos. O uso moderado não faz mal. A preocupação da ciência com esse assunto começou em 1894, quando a Índia fazia parte do Império Britânico. Havia, então, a desconfiança de que o bhang, uma bebida à base de maconha muito comum na Índia, causava demência. Grupos religiosos britânicos reivindicavam sua proibição. Formou-se a Comissão Indiana de Drogas da Cannabis, que passou dois anos investigando o tema. O relatório final desaconselhou a proibição: “O bhang é quase sempre inofensivo quando usado com moderação e, em alguns casos, é benéfico. O abuso do bhang é menos prejudicial que o abuso do álcool”.
Cocaína
Cada uma das vias pelas quais se consome a cocaína produz efeitos ligeiramente diferentes, quanto à intensidade e duração. Mas a sensação provocada é a mesma: euforia rápida e intensa, indiferença à dor e ao cansaço, diminuição da fome, excitação, insônia.
Experiências feitas com ratos, que recebiam cocaína cada vez que acionavam uma alavanca, mostraram que os animais preferiam receber a droga a se alimentar ou beber água. Em alguns casos, eles continuaram a pressionar a alavanca para receber cocaína até a morte, sob o efeito de violentas convulsões.
 Essas são as drogas que mais os adolescentes usam. Mas hoje em dia a pior droga que existe é o OXI. 
Desde a década de 1980, distante dos grandes centros brasileiros, o estado do Acre convive com a destruição produzida pelo óxi, uma mistura de pasta-base de cocaína, querosene e cal virgem mais devastadora do que o temível crack. A droga, vendida no formato de pedra, ao valor médio de 2 reais a unidade, vem se popularizando na região Norte e, agora, espalha sua chaga pelas cidades do Centro-Oeste e Sudeste. "Ela já chegou ao Piauí, à Paraíba, ao Maranhão, a Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro", diz Álvaro Mendes, vice-presidente da Associação Brasileira de Redução de Danos. 

2 comentários:

  1. Diogo, foi solicitado que vocês me enviassem as partes do projeto, introdução e cronograma, e preciso saber os integrantes do grupo.

    ResponderExcluir
  2. Estou adorando o trabalho de vocês! Não esqueçam de me trazer os cadernos de campo na próxima aula, (terça-feira), com o relato da pesquisa dos livros da semana passada e da internet dessa quinta-feira. O relatório também deve estar no blog de cada um dos integrantes do grupo. Aproveitem e já postem as fotos e outras provas que evidenciem cada etapa do projeto! Percebi que algumas etapas do projeto não foram postadas, como por exemplo: introdução, material e métodos, objetivo, objetivo específico e referências bibliográficas. PS. Na dúvida, estarei aqui para ajudá-los!!! Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir